15 de abr. de 2012

Emocionante! Última rodada coloca Chapecoense, Avaí e JEC nas semifinais


Figueira vence o returno, Metrô fica com a vaga na Série D

A última rodada do returno do Catarinense 2012 mostrou, mais uma vez, a emoção do estadual mais disputado do Brasil. Confira os resultados das partidas, como ficou a classificação e quem são os semifinalistas:


Metropolitano x Avaí

Torcida avaiana presente em Blumenau. Foto: Jandyr Nascimento

Com 620 avaianos em Blumenau, o Leão mostrou sua força e se redimiu de uma campanha mediana no estadual. O nervoso Metropolitano não suportou a pressão do Avaí, e diante de sua torcida, sofreu uma derrota de 5 a 2, dando adeus à briga pelo campeonato.

Os gols do time da Capital foram marcados por Felipe Alves (duas vezes), Robinho, Arlan e Diego Palhinha. O Metropolitano descontou com Thiago Couto e Clodoaldo. A partida foi totalmente dominada pelo Avaí, que encurralou o Metropolitano em seu campo. Quando o Verdão do Vale tentou reagir, já era tarde.

O resultado colocou o Leão nas semifinais, como terceiro colocado na tabela de classificação. Para o Metrô, restou a quinta colocação e a suada vaga na Série D do Brasileirão.


Chapecoense x Criciúma

Chapecoense venceu o jogo e levou a vaga. Foto: Sirliane Freitas

Os dois times estavam na briga pelas semifinais. Pressionado após a eliminação da Copa do Brasil com uma goleada de 5 a 1 para o Atlético-PR, o Tigre tentou partir pra cima da Chape, mais foi o time da casa que fez o primeiro gol, com Athos. Ainda na primeira etapa, o Verdão do Oeste aumentou a vantagem com gol de Éber.

A Chapecoense administrou o jogo na segunda etapa, e acabou sofrendo um gol, marcado por Cristiano. Aos 36 minutos, Eliomar marcou o terceiro da Chape, fechando o placar em 3 a 1 e fazendo a alegria da torcida na Arena Condá.

Com o resultado, quem se classificou para as semi foi a Chapecoense, como segunda colocada no geral. O Criciúma ficou com a sétima colocação e tem até o dia 19 de maio para resolver os problemas internos e iniciar sua campanha na Série D, contra o Guaratinguetá, no Heriberto Hülse.


Figueirense x Camboriú

Fernandes fez seu primeiro gol em 2012. Foto: Charles Guerra

Sem atacantes em campo, o Figueira enfrentou o Cambura para ser campeão do returno no estádio Orlando Scarpelli. A estratégia, criticada pela torcida, foi utilizada devido às lesões de Julio Cesar e Aloisio, que não devem jogar as semifinais. Branco, talvez temendo outras contusões, não botou seus atacantes reservas para jogar.

De qualquer forma, a vitória alvinegra veio, com gols de Botti, Fernandes e Luiz Fernando. O Camboriú descontou com Renan e Diego Jardel. Placar final: 3 a 2 para o Figueira, campeão do turno e do returno.

Mesmo com o título das duas fases da competição, o Figueirense, primeiro colocado geral, terá de jogar as semifinais. Para o Camboriú, não havia mais o que buscar. Com a campanha, o caçula da elite catarinense se manteve na primeira divisão, mas só volta aos gramados em outubro, para a disputa da Copa Santa Catarina.


Joinville x Brusque

Ramon fez mais um gol na Arena Joinville. Foto: Cleber Gomes

O quarto classificado foi o JEC. Contra o rebaixado Brusque, com gols de Ramon e Aldair, o time do norte do estado fez 2 a 0 e passou para as semifinais do Catarinense. O time brusquense não pôde oferecer muita resistência, e o jogo foi dominado pelo Tricolor do Norte, com mais de dez mil pessoas na Arena.

Enquanto o Joinville se prepara para disputar o mata-mata do estadual, o Brusque ainda não definiu se participa ou não da Série D do Brasileirão. No decorrer da semana deve sair a decisão. Em caso de não participação brusquense, a vaga, ganha através da Copa Santa Catarina, poderia ficar com o Marcílio Dias, que também enfrenta problemas financeiros.


Atlético de Ibirama x Marcílio Dias

Marcílio Dias superou o Atlético na Baixada. Foto: Marcos Porto

Se houve mala branca vinda do Metropolitano para o Marinheiro, como alguns disseram, não se pode garantir. O fato é que foi na última rodada que o Marcílio Dias ganhou seu primeiro ponto no returno.

Willian, Leandro Costa e Kapa marcaram os gols do time de Itajaí, que aos 15 minutos do segundo tempo, vencia por 3 a 0. Aos 21, o Atlético resolveu acordar, fazendo seu primeiro gol, com Adriano. Matosinho, e novamente Adriano, marcaram os outros dois tentos do time da casa.

Para o Hermann Aichinger, a perda de dois pontos dentro de casa significou também a perda da vaga na Série D, conquistada pelo Metropolitano, com apenas um ponto de diferença. O Marcílio Dias, já rebaixado há três rodadas, só deve voltar aos gramados na Copa Santa Catarina, a menos que o Brusque desista da quarta divisão nacional.




Semifinais

Com os resultados, ficaram definidas as semifinais entre Figueirense x Joinville e Chapecoense x Avaí. Figueira e JEC começam a definir a vaga na final no próximo domingo, às 16h00 na Arena Joinville. A decisão será no Orlando Scarpelli, no domingo, dia 29.

A primeira partida entre Chapecoense e Avaí tem mando de campo avaiano. Ainda não há confirmação sobre a possibilidade de o jogo ser realizado na Ressacada, devido às preparações para o show de Paul McCartney, que acontece no estádio na quarta-feira posterior ao jogo. A decisão da vaga será na Arena Condá, no dia 29.


Final

A final do Catarinense 2012 também é disputada em duas partidas, e será realizada nos dias 6 e 13 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário